O Sistema Português de Farmacovigilância

O Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) foi criado em 1992, completando durante o ano corrente 20 anos de existência. Tendo sido estabelecido de forma centralizada, depressa se tomou consciência que a sua descentralização geográfica traria vantagens ao nível da proximidade do Sistema aos profissionais de saúde, bem como do envolvimento das Universidades no mesmo.

Farmacovigilância denomina a ciência e as atividades relacionadas com a deteção, avaliação, compreensão e prevenção das reações adversas a medicamentos (RAM) e outros problemas relacionados com os medicamentos. A farmacovigilância surge da necessidade de promover e divulgar a informação relativa às RAM e baseia-se no estudo sistemático e multidisciplinar dos efeitos dos medicamentos. De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) uma reação adversa a medicamentos é uma resposta prejudicial e indesejada a um medicamento, que ocorre com doses habitualmente usadas para profilaxia, diagnóstico ou tratamento, e em que existe um nexo de causalidade entre a ocorrência adversa e o medicamento.

Leia o artigo completo na edição AMP 4/2012

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.